Pe. Cláudio Weronig

 

......

Capítulo Geral dos Oblatos de Maria Virgem

06/07/2015 – 5º Dia




O dia de Segunda-feira, 6, começou com o relatório dos Oblatos dos Estados Unidos. As perspectivas de apostolado e desenvolvimento (novas fundações) são boas. Por exemplo: Em Veneza (Florida), a pedido do Bispo os Oblatos aceitaram como experiência dirigir a casa de retiro "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", um lugar natural muito agradável. O resultado é a significativa participação das pessoas para os exercícios espirituais. Em Denver se prevê uma nova fundação, pois o relacionamento com a arquidiocese é muito bom. Os padres Dan, Tom e Dennis possuem uma boa reputação no seminário, e padre Tim Gallagher é o responsável pela formação espiritual no seminário arquidiocesano.
 A presença Oblata nas Filipinas é apostólica e vocacionalmente muito positiva: em uma população muito Católica (mais de 90%) o apostolado é expresso pela promoção do aprofundamento da fé nas pessoas através da catequese e exercícios espirituais, a presença nas paróquias é muito proveitosa. Há um número crescente de vocações (oito clérigos e 13 postulantes). Certamente as comunidades nas Filipinas podem ser a base para uma possível futura expansão na Ásia. 
Na parte da tarde houve o relatório da Argentina. Existem 4 comunidade oblatas empenhadas pastoralmente em quatro paróquias, cinco escolas, um centro comunitário e um centro missionário. A situação social é bastante pobre.  Então, como pede o Papa Francisco, deve se estar a serviço do pequenino.
O mesmo é verdade no Brasil. Os Oblatos estão envolvidos em cinco paróquias  (uma delas tem mais de 50.000 habitantes!) Com participação significativa de fiéis. O compromisso da promoção social se dá por meio do projeto "crescer" atendendo crianças e adolescentes nos bairros mais pobres em torno da paróquia São João Batista em Jundiaí; na cidade de Castanho (Amazonas) é a escola profissionalizante  que tem como objetivo educar e integrar os jovens no mercado de trabalho. Vocações: 2 seminaristas postulantes e alguns jovens vocacionados. São uma bênção do Senhor.




VOLTAR