Pe. Cláudio Weronig

 

......

Em Missão / O que fazemos:
NO AMAZONAS

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – CAREIRO/CASTANHO / AM.





Matriz Nossa Senhora de Fátima

Secretaria Paroquial:
Segunda a Sexta-Feira: 09h – 12h / 13h – 18h / Sábado: 09h – 13h.

Horários de Missas:
Segunda a Sexta-Feira: 07h e 18h30 / Sábado: 16h / Domingo: 09h, 11h e 18h30

Endereço:
Rua Mamori, 106 – CEP 69.250-000 – Careiro-Castanho/AM
Fone: (92) 3362.1301 / Fax: (92) 3362-1182

................................................



Pároco: Padre Afonso Gorniak, OMV, Vigário Paroquial: Padre Igínio Mazzucchi, OMV, OMV: Irmão Roberto Sangalli, OMV

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Careiro/Castanho, abrange as terras do km 15 ao km 260 da BR 319 Manaus-Porto Velho, junto com as estradas secundárias, os ramais das mesmas e os rios, lagos, igarapés dessa região. É uma região quase toda de terras firmes (que não alagam), que tem como atividade econômica a extração de madeiras, a pesca e o cultivo da mandioca, do abacaxi e de outros produtos de subsistência. Os moradores são aproximadamente 8.000 na cidade do Castanho e mais de 22.000 nos interiores.



PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS – MANAUS, AM



Matriz Nossa Senhora dos Remédios

Secretaria Paroquial:
Segunda a Sexta-Feira: 09h – 12h / 13h – 18h / Sábado: 09h – 13h.

Horários de Missas:
Segunda a Sexta-Feira: 07h e 18h30 / Sábado: 16h / Domingo: 09h, 11h e 18h30

Endereço:
Rua Leovegildo Coelho, 237 – Caixa Postal 3178 – CEP 69.001-970 – Manaus/SP
Fone: (92) 3234-9969.

Pároco: Padre Bento Pavão, OMV


A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios está situada na região centro-sul de Manaus, na zona comercial e portuária. Nela moram aproximadamente 5.000 pessoas. O Pe. Afonso dedica-se nessa paróquia. É preciso anotar também que a Paróquia dos Remédios é “Igreja-irmã” de uma grande região de “invasores” na periferia de Manaus.


Face do Grupo de Jovens da Paróquia:
https://www.facebook.com/amizadecristamao?fref=pb&hc_location=friends_tab



O “ESTILO”DO TRABALHO OMV NO AMAZONAS
Pe. Iginio Mazzucchi, OMV

“Não dar o peixe, mas ensinar a pescar” é uma frase que explica o nosso trabalho e isso tanto na relação social como na religiosa.

Para ajudar o povo na questão social, não distribuímos alimentos, roupas ou outras utilidades para as pessoas. Procuramos educar as pessoas para que não sejam dependentes, mas possam ir para frente com as suas próprias pernas. Procuramos educar as crianças, adolescente e jovens, para que, quando adultos, tenham uma posição social e econômica independente.

No setor religioso nosso objetivo é formar comunidades maduras, com seus próprios dirigentes, sem esperar tudo do padre ou das religiosas. Valorizamos e formamos as lideranças leigas, não só em vista dos ministérios eclesiais, mas também e especialmente para que no mundo secular sejam presenças vivas e atuantes de um cristianismo integral e de um humanismo verdadeiro e profundo.

Para realizar esses objetivos contamos com as duas Creches, o Recanto, a Escola Profissional, Cursos de Formação, entre outros. Tudo, porém, tem seu ponto forte e fundamental no testemunho de vida: procuramos estar perto das pessoas, “com-padecer” com elas, lutar com elas. Com nosso testemunho procuramos mostrar a face misericordiosa do Deus de Jesus.

TRABALHOS PASTORAIS

O trabalho pastoral desenvolvido nas duas paróquias é o trabalho comum a todas as paróquias do mundo: preparação e administração dos sacramentos, celebrações litúrgicas, atendimento aos enfermos, educação na fé (em outros lugares chamada catequese), animação da Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Apostolado da Oração, aconselhamento espiritual e psicológico, etc.

Atenção especial recebem as comunidades do interior da paróquia do Careiro/Castanho. A cada 2 ou 3 meses visitamos pelo menos as comunidades centrais, reunindo as comunidades vizinhas. Bimestralmente reunimos as lideranças de todas as comunidades na cidade para cursos de formação de três dias.

No âmbito ecumênico, estamos ainda no “ABC”: procuramos manter um bom relacionamento com todas as religiões e igrejas, mas até agora não conseguimos muitos resultados satisfatórios.

TRABALHOS SOCIAIS

O nosso trabalho social visa a “ensinar a pescar”. Por isso investimos grande parte de nosso tempo e de nossos recursos econômicos na educação das crianças, adolescente e jovens.

Nossas principais atividades sociais são as seguintes:

• Creche Bom Pastor: proporcionam uma educação de qualidade para 240 crianças (120 em cada creche) de um a seis anos, de 2a. a 6a. feira em período integral; o que mais as crianças apreciam nas creches é a alimentação, pois muitas só têm por refeição aquilo que comem na creche.

• Recanto Pio Lanteri: situado à beira da mata, não longe da cidade. São 400 adolescentes (200 no período da manhã e 200 no período da tarde), que recebem alimentação, educação, atividades de reforço escolar, lazer e esportes, natação, artesanato, etc, e assim se preparam para um futuro melhor e... estão fora das ruas.

• Escola Profissional Lanteriama: acolhe 60 adolescentes de 13 a 18 anos (quase todos provindo do interior) que ali moram, durante todo o ano escolar, e onde se profissionalizam em Marcenaria e Agricultura/Horticultura, além de estudar os cursos regulares do ensino fundamental e médio. Na “Lanteriama” os alunos aprendem também noções teóricas e práticas de eletricidade, mecânica, informática e música.

• Rádio Castanho: alcançando toda a região, é uma rádio FM de grande relevância nos meios de comunicação da comunidade e tem sua importância também para a formação cultural, religiosa e educacional.

• Agentes de saúde do interior: são quase cem os agentes de saúde das comunidades do interior que foram formados através de uma parceria entre os poderes públicos e a Associação Pio Lanteri, entidade que representa civilmente a nossa missão no Amazonas. São chamados “médicos de pés descalços” e desenvolvem um trabalho precioso junto aos ribeirinhos de nossa região. Ajudamos esses agentes fornecendo-lhes o barco e a gasolina, assim como lhes patrocinando os cursos de reciclagem.

• Assistência aos idosos: todos os idosos (são mais de uma centena) da cidade do Castanho contam com a assistência da Igreja Católica através de visitas, orientação, assessoria para documentos, entrega de medicamentos e encaminhamentos para o hospital.

PARA TERMINAR

Alguém pode perguntar: “como conseguem recursos econômicos para desenvolver todas essas atividades?” Claro que contamos com a Providência de Deus, mas contamos também com a colaboração de muitíssimos benfeitores, daqui e sobretudo do exterior.

Os governos federal, estadual e municipal nos ajudam um pouco, mas a grande maioria dos recursos provem das Adoções à Distância, do Brasil e sobretudo do exterior. A pessoa, a família, a classe escolar, o grupo de amigos ou colegas do trabalho “adotam” uma de nossas crianças ou de nossos adolescentes, mandando uma pequena quantia mensal ou anual para que essa criança ou esse adolescente possa estudar e crescer sob a nossa responsabilidade. Nós mandamos foto e carta da criança ou adolescente a esses “padrinhos” e periodicamente os informamos dos progressos dos seus “afilhados”.

Outros perguntarão: “Vale a pena? Estão surgindo resultados?” Podemos afirmar sem sombra de dúvidas: “Vale sim! Os resultados aos poucos vão aparecendo. O nosso povo anda devagar, mas anda”.

No campo religioso, há muitos leigos e leigas que estão fazendo um bonito trabalho em suas comunidades; quem sabe num futuro (esperamos não muito longínquo) receberão todos os encargos, também sacramentais, para tornarem “adultas” definitivamente as comunidades que ainda são “de menor”.

No aspecto social, muitos dos ex-alunos das nossas creches e escolas profissionais agora estão cursando níveis superiores e outros já estão empregados e ajudam a melhorar as condições de suas famílias. Outros voltaram para suas comunidades do interior, onde desenvolvem um ótimo trabalho, seja no setor religioso, seja nos setores cultural e social.

Clique nas imagens abaixo para ampliar.

AMAZONAS 7 AMAZONAS 8 AMAZONAS 9 AMAZONAS 10 AMAZONAS 11 AMAZONAS 12 AMAZONAS 13 AMAZONAS 14 AMAZONAS 15 AMAZONAS 16 AMAZONAS 17 AMAZONAS 18 lightbox gallery inside scroll boxby VisualLightBox.com v5.9

VOLTAR