Pe. Cláudio Weronig

 

......

Em Oração
ESPIRITUALIDADE OMV

O Venerável Padre Lanteri assim afirmou:
“As orações vocais devem ser poucas, mas fervorosas. Não é a muita comida, mas sim a comida bem digerida que dá vigor. Vale mais um “Pai-Nosso” ou um breve salmo dito com calma e de coração, que muitos terços e ofícios recitados com pressa e ansiedade”.

Padre Lanteri indica como método para a espiritualidade pessoal e oblata o dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, os quais, segundo ele, são próprios para instruírem sobre os artigos de fé e a uma prática mais coerente com o Evangelho, de modo a reformar o coração e promover a santificação.

O princípio e fundamento está na certeza de que: “O ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus nosso Senhor e assim, salvar-se. As outras coisas sobre a face da terra são criadas para o ser humano e para o ajudarem a atingir o fim para o qual é criado. Daí se segue que ele deve usar das coisas tanto quanto o ajudam para atingir o seu fim, e deve privar-se delas tanto quanto o impedem. Por isso, é necessário fazer-nos indiferentes a todas as coisas criadas, em tudo o que é permitido à nossa livre vontade e não lhe é proibido. De tal maneira que, da nossa parte, não queiramos mais saúde que enfermidade, riqueza que pobreza, honra que desonra, vida longa que vida breve, e assim por diante em tudo mais, desejando e escolhendo somente aquilo que mais nos conduz ao fim para o qual somos criados” (EE 23).

Além disso, Padre Lanteri recomenda que se faça uma leitura espiritual e dois exames de consciência durante o dia, antes do almoço e antes de dormir como momentos fortes de, diante da misericórdia de Deus, reconhecer as próprias limitações e pecados, e recomeçar, daí o seu lema: Nunc Caep – Agora começo!

A partir da metodologia inaciana é que cada Oblato busca venerar a Mãe de Jesus com a recitação do santo terço; fazer a adoração eucarística; rezar as horas litúrgicas; e, os sacerdotes, presidir a santa Missa.

Nosso objetivo é, pois, segundo o Venerável Fundador: atender seriamente a salvação e santificação de si mesmos mediante a imitação mais atenta de Jesus Cristo, modelo em cada ação, junto com os exemplos de Maria Santíssima, sua cara Mãe.

Orações
Fonte da imagem: www.anchietanum.com.br

VOLTAR