Pe. Cláudio Weronig

 

......

A Nossa Família Religiosa
PRESENÇA


Nos dias de hoje, os Oblatos estão presentes em diversos países, entre eles Itália, França, Canadá, EUA, Filipinas, Nigéria, Áustria, Argentina e Brasil.

ITÁLIA
ROMA - CÚRIA GERAL



Onde reside o Reitor-Mor, o Secretário e o Procurador Gerais. Aqui se mantém o Arquivo Histórico da Congregação, com um cuidado especial para os escritos do Fundador Venerável Padre Pio de Bruno Lanteri.


PINEROLO - SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO



A casa ao lado do Santuário, fundada no início do século XX, viu o retorno dos Oblatos a Pinerolo, depois de terem sido expulsos da casa Santa Clara. No Santuário da Igreja do Sagrado Coração repousam os restos mortais do fundador, o Venerável Padre Pio de Bruno Lanteri. Aqui se encontra a grande biblioteca da Congregação, com textos teológicos que datam de 1500. A casa está sob a responsabilidade legal do Reitor-Mor.


ROVERETO - SANTUÁRIO DA VIRGEM PEREGRINA




SAN VITTORINO - SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA



A fundação remonta ao início dos anos sessenta, com a construção do seminário, trabalhando também como uma casa de retiro. Dedicada a Nossa Senhora de Fátima, acolhe os peregrinos que querem parar para momentos de oração e reconciliação com o Senhor. Todo primeiro domingo do mês há uma procissão mariana com a presença de muitos fiéis. O Santuário é também a Casa-Mãe da Congregação das Irmãs Oblatas da Virgem Maria de Fátima, cujas raízes estão inseridas diretamente na espiritualidade do Venerável Padre Lanteri.


ROMA – INSTITUTO SANTA HELENA



A comunidade foi fundada em 1915, quando o Vicariato de Roma confiou aos Oblatos da Virgem Maria, a paróquia de Santa Helena. Desde 2003, não temos mais o cuidado da paróquia, mas a presença da congregação continua no prédio ao lado com a direção de um espaço que acolhe mais de trinta jovens sacerdotes de todas as partes do mundo que procuram se especializar nas universidades pontifícias de Roma.


TOR VERGATA - UNIVERSIDADE E CAPELANIA SANTO TOMÁS DE AQUINO



Os Oblatos se dedicam aos cuidados espirituais dos estudantes da Universidade de Tor Vergata.


MESSINA - SICÍLIA FRANCAVILLA



É uma comunidade muito jovem, nascida em dezembro de 2011, onde os Oblatos de Maria Virgem estão empenhados em ajudar os padres na Arquidiocese de Messina. Desempenham o ministério da pregação, catequese para as crianças, preparação para os sacramentos, tríduos durante festas, novenas e retiros, confissão e celebração da Santa Missa em momentos de necessidade.


TERAMO - PARÓQUIA DE SÃO BERARDO



Os Oblatos estão presentes em Téramo, desde 1950.


PISA - INSTITUTO LANTERI E PARÓQUIA SÃO TIAGO E SÃO FELIPE



Os Oblatos estão presentes em Pisa desde 1912. O instituto Lanteri acolhe estudantes universitários, acompanhando-os espiritualmente.


CHIAVARI - SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO



Os Oblatos da Virgem Maria estão presentes no santuário desde 1906. A grande casa ao lado da igreja abriga os Oblatos idosos e doentes.


CARIGNANO - SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS



Em 1816, na igreja do convento Madonna delle Grazie, em Carignano, o Venerável Padre Pio de Bruno Lanteri fundou a Congregação dos Oblatos da Virgem Maria. Ela surgiu a partir da união de alguns padres dedicados a pregar os Exercícios Espirituais.


TURIM – PARÓQUIA MARIA, RAINHA DA PAZ



Presentes desde 1929.


VIU '- CENTRO DE ESPIRITUALIDADE LANTERIANA



Casa para retiros, formação e oração.


ROMA – IGREJA SANTA MARIA DO PRANTO



É a primeira igreja que a Congregação possuiu em Roma. Atualmente é a sede do Projeto Itália Solidaria.



ARGENTINA
BUENOS AIRES - PARÓQUIA E SANTUÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA



O Santuário de Santa Rita foi construído logo após o fim da última guerra, em uma área que então pertencia à freguesia de São Roque. Muito procurada para as confissões, a Paróquia se dedica a um projeto especial em favor das pessoas necessitadas.


CASTELAR – INSTITUTO IMACULADA




CORDOBA - PAROQUIA SANTO INACIO DE LOYOLA



A paróquia de Santo Inácio de Loyola foi criada em 1958. Os irmãos se dedicam ao apostolado paroquial e, também à pregação de exercícios espirituais.


VILA UDAONDO - PAROQUIA E INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES



A paróquia de Nossa Senhora de Lourdes está localizada em Buenos Aires, tendo ao lado uma escola para do lugar até o último ano do ensino secundário.


BUENOS AIRES - PAROQUIA E INSTITUTO SÃO ROQUE



Esta é a primeira fundação dos Oblatos da Virgem Maria na América Latina, que remonta a 1920, quando o então arcebispo de Buenos Aires nos confiou o cuidado pastoral do vasto território de San Roque. Mais tarde foi anexado também o grande complexo escolar do Colégio de San Roque, que é frequentado por centenas de jovens. A paróquia, através da colaboração de um grande grupo de leigos, é muito empenhada na promoção humana, bem como aos cuidados de um território de missão.


ÁUSTRIA
LORETTO - BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DE LORETO



A pequena cidade de Loretto está localizado a 38 km de Viena, na fronteira com a Hungria. Desde 1964, a grande basílica está sob o cuidado pastoral dos Oblatos da Virgem Maria.


CANADÁ
POINTE-AUX-TREME – PARÓQUIA MENINO JESUS



A comunidade canadense, residente nos subúrbios de Montreal, é a menor Delegação da Congregação. Engajada na condução de uma área pastoral que inclui três paróquias, está disponível para outras atividades em favor dos católicos de descendência italiana e com os jovens.


FILIPINAS
ANTIPOLO – CASA DE NOVICIADO



Noviciado e casa de formação de clérigos Oblatos.


CEBU - CENTRO DE FORMAÇÃO VIRGEM MARIA



A fundação, nas Filipinas em 1977, é para a história da congregação um verdadeiro retorno à Ásia após a experiência bem sucedida na Birmânia (1839-1891), Mianmar hoje. Há ali um centro para formação dos Oblatos e de leigos, com a pregação de Exercícios Espirituais. Os confrades Oblatos que vivem lá também são dedicados a pregar em todas as ilhas das Filipinas, atingindo também outros países asiáticos: Coréia do Sul, Japão, Mongólia, Índia, Nova Guiné e Timor Leste


FRANÇA
NICE – CAPELANIA SANTA RITA



A Igreja da Anunciação, também conhecida como capela de Santa Rita, está situado na parte mais antiga da cidade de Nice. Durante a Revolução Francesa, foi fechada e transformada em um armazém de sal. Em 1834, após um incêndio, foi reaberta para a veneração dos fiéis e dedicada à Anunciação. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, desenvolveu-se a devoção a Santa Rita de Cássia.


PARIS/FONTENAY-AUX-ROSES RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA E CAPELA S. RITA



A casa está situada em Fontenay-aux-Roses, a poucos quilômetros de Paris, facilmente acessível por metrô. A fundação remonta ao início dos anos sessenta, quando a casa foi adquirida na comunidade logo depois do surgimento da Universidade naquele local. Ele é capaz de acomodar um grande número de alunos, acompanhados e guiados pela comunidade oblata. Em 1992 foi construída a bela Capela de Santa Rita que oferece, além da missa, os Exercícios Espirituais.


NIGÉRIA
IBADAN - SEMINÁRIO LANTERI

O "Seminário dos Oblatos Lanteri" se destina desde 2012 a postulantes e clérigos na Nigéria, para garantir maior segurança e serenidade para os jovens estudantes. A comunidade OMV está comprometida com a formação dos seminaristas e ajudar a igreja local através do ministério, retiros, direção espiritual dada aos candidatos do seminário diocesano, ensino teológico, a educação dos jovens, bem como na animação e na formação dos leigos.


IBADAN - PARÓQUIA DE SANTO ANTÓNIO

A igreja de Santo Antônio ainda está em construção. Os paroquianos são em grande parte de funcionários públicos, trabalhadores, homens e mulheres de negócios, e algum trabalho no campo. Além da igreja de Santo Antônio, a nossa comunidade OMV também está trabalhando em outros três pequenas igrejas, Santa Mônica, San Felice e San Francisco.


SULEJA - SEMINÁRIO DOS OBLATOS DA VIRGEM MARIA .

A comunidade dos Oblatos na Nigéria foi fundada em 1998 por iniciativa da Província italiana. Ele está localizado na cidade de Suleja, ao norte do país, a 100 km da capital, Abuja. A cidade, com pouco mais de duzentos mil habitantes, é muito pobre, com uma presença significativa de muçulmanos e seitas cristãs infinitas. A comunidade se destina ao noviciado, e ajuda a igreja local através do ministério, o ensino teológico e formação dedicada ao apostolado dos leigos. Possuem uma revista editada para o treinamento como ferramenta de informação e crescimento na fé eclesial, e uma clínica de saúde.


ESTADOS UNIDOS
BOSTON - SANTUÁRIO EUCARÍSTICO S. CLEMENTE E SEMINÁRIO N. S. DA GRAÇA



Com adoração perpétua, se dedica à formação dos seminaristas.


ALTON - PARÓQUIA SANTA MARIA



Alton é uma cidade em Illinois, localizada às margens do Mississippi, a poucos quilômetros de St. Louis. A igreja remonta ao século passado. Os Oblatos estão presentes na década de noventa, com uma comunidade que cuida da vida da paróquia e da escola ao lado.


BOSTON - CAPELA SÃO FRANCISCO



A capela de São Francisco está localizado no piso térreo do Prudential Center, um dos arranha-céus mais altos em Boston, sede de grandes empresas, hotéis e conferências. Sendo o destino diário para milhares de visitantes que vêm de todo o mundo, a capela é o serviço espiritual daqueles que querem fazer uma breve oração, participar da missa ou receber o sacramento da Reconciliação.


DENVER - PARÓQUIA ESPÍRITO SANTO



O centro paroquial é caracterizado por uma constante assistência aos pobres e sem-teto.


DENVER - CENTRO LANTERI DE ESPIRITUALIDADE INACIANA



Inaugurado em 2004, a pedido da Arquidiocese de Denver, oferece a possibilidade de uma orientação espiritual pessoal através do método dos Exercícios Espirituais. O Centro é animada por uma equipe especializada que se dedica à formação de diretores espirituais, religiosos e leigos.


JARDINS HAVAIANO - PARÓQUIA SÃO PEDRO CHANEL



Atende aos fiéis de língua inglesa, filipina e espanhola, com missas e catequeses. Há, também, adorações eucarísticas diurnas.


MILTON - CASA SÃO JOSÉ



Localizado a poucos quilômetros de Boston, é usada para a pregação de Exercícios Espirituais.

VOLTAR